Como Plotar Gráficos no Origin

1) Quando o programa (Origin) for aberto: aparecerá uma planilha chamada "Data1", com duas colunas A[X] e B[Y] (para dar um nome às colunas, clicar duas vezes em cima do A ou B, renomear e clicar OK).

2) Para Inserir mais colunas: Na barra de ferramentas localizada na parte superior da tela, há o comando COLUMNS. Clicar em cima, ir para Add New Columns e selecionar tantas colunas quanta desejar.

3) Para traçar o gráfico: vamos usar como exemplo os seguintes dados referentes a determinação de energia de ativação de uma reação usando a lei de Arrhenius:

k = k0 e -E/RT

lnk = lnk0 - (E/R) . (1/T)

k (L/mol seg [105]) T (ºC)
5,60 0
11,8 6
24,5 12
48,8 18
100 24
208 30

deseja-se traçar um gráfico 1/T x lnk. Então, com os dados acima já digitados em suas respectivas colunas e cada coluna nomeada de acordo, seleciona-se uma outra coluna, clica-se duas vezes sobre ela e aparecerá um quadro que, entre outras coisas, terá:

C(X) =

Se você quiser dados de T transformados em dados de 1/T, digita-se a sentença, logo a seguir C(X):1/Col(T) e clique em OK. Se você quiser dados de k transformados em dados de lnk (digitar depois do D(X)=) a sentença:       ln col (K) e clicar em OK, para mudar a variável que aparece do lado do nome de cada coluna (A[X] ou B[Y]) para X ou Y, clicar duas vezes no nome da coluna, selecionar a variável desejada e clicar em OK.

4) Para Plotar o Gráfico: ir na barra de ferramentas, selecionar PLOT, selecionar SCATTER e aparecerá uma outra tela onde estará escrito: SELECT COLUMNS FOR PLOTTING (selecionar colunas para plotagem) clicar no nome da coluna desejada para a abcissa e a seguir, clicar no <->X, clicar no nome da coluna desjada para a coordenada e a seguir, clicar no <->Y, em seguida clicar em OK. O gráfico estará traçado.

5) Para traçar a melhor reta: ir na barra de ferramentas, selecionar ANALYSES, selecionar FIT LINEAR e clicar, aparecerá uma tela: LINEAR REGRESSION FOR DATA 1-B

A coeficiente Linear
B
coeficiente angular
R
coeficiente de correlação

   Essa tabela que aparece pode, ou não, ser colocada no gráfico. Querendo colocá-la, selecione a tabela com o mouse, na barra de ferramentas selecione EDIT e clique em COPY.
    A seguir, selecione o gráfico em qualquer parte dele, selecione EDIT e clique em PASTE.

6) Para aparecer a equação da melhor reta: na barra de ferramentas selecionar ANALYSIS, clique a seguir em FIT POLYNOMIAL, a seguir em ORDER [1,-9,1=linear] colocar 1, show fórmula on graph?(selecionar), clicar em OK.

7) Para dar  nome as coordenadas e abcissas: clicar duas vezes nos nomes que aparecem nos lados do gráfico, nomeá-los e clicar em OK.

O GRÁFICO ESTÁ PRONTO